TESTEMUNHOS E PROJETOS em GUINÉ
TESTEMUNHOS E PROJETOS em GUINÉ
Está sob a responsabilidade das Irmãs Clarissa Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento, que tem sua missão em Gabú desde 1996.
Como surgiu o Centro: O conflito armado de Junho de 1998 a Maio de 1999, que causou a população Guineense gravíssimos problemas, atingiu principalmente mulheres e crianças. Verificou-se uma elevada taxa de mortalidade infantil, decorrente de uma grave desnutrição. Para fazer frente ao problema nesse grupo vulnerável da Região de Gabú, a Cáritas da Guiné Bissau abriu o Centro de Recuperação Nutricional, no dia 24 de Maio de 1999, para atender a esses desnutridos graves, isto é, com menos de 60% da relação peso altura.
Nós, Irmãs da Comunidade Madre Serafina, na busca de ajudar as mulheres da tabanca na sua sobrevivência trabalhamos a costura e confecção de bolsas, para que elas possam vender, bem como consertar suas próprias roupas. Damos acompanhamento ao Grupo Família da paróquia Santo Antônio de Safim e Comunidade Santo Agostinho em Háfia, com orientação de retiros, palestras, organização e reestruturação dos grupos nas comunidades – tabancas e na sede da Paróquia. Algumas solicitações são feitas pela Paróquia à nós Irmãs, como por exemplo: orientação de retiro e palestras para jovens e adolescentes.
Iniciamos a nossa jornada com a adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido da oração de Laudes, buscando forças e inspirações para que, ao longo do dia vivamos segundo o coração de Deus, amando e servindo aos irmãos.
Este ano a nossa Comunidade Santa Clara de Gabú foi renovada com as Irmãs: Florinda Costa e Sá, que após um período na Missão de Venezuela, retornou à Guiné-Bissau.
Com a nova fundação da Missão no Senegal, em Ziguinchor, a Ir. Adriana Fonseca de Alcântara ingressou ao novo grupo e a Ir. Florinda assumiu o Centro de Recuperação Nutricional (C.R.N.) onde são recebidas as mães e crianças desnutridas para conscientização e o acompanhamento nutricional.
TESTEMUNHOS E PROJETOS em MADAGASCAR
TESTEMUNHOS E PROJETOS em MADAGASCAR
Our main apostolate here is school. Though we had only 60 students when we took up the school, now the strength has gone up to 150. It was only up to class V but we have now up to class VIII. As a whole we find lot of improvement in our staff and the students. We instruct them in the rudiments of health and hygiene.
Since July 2017, we have another apostolate, which is medical. Even though our dispensary is still under construction, attends people who come to take medicine and seek her advice. It treats people with both allopathic and herbal medicines.